sábado, 3 de janeiro de 2009

NTSC, PAL, que porra é essa?

São padrões adotados pelo mercado de televiosores, sistema de cores.
Jogos PAL, são Europeus.
Jogos NTSC, são desenvolvidos para televisores Americanos.


E no Brasil?

No brasil, o padrão adotado seria NTSC.
As TVs mais recentes trabalham todas com NTSC, e normalmente não da pra escolher, e então, a escolha é feita pelo aparelho (DVD, PS2, etc.)
Nas TVs mais antigas da pra escolher a entrada de sinal, adaptando a entrada do formato em NTSC ou PAL, já nas recentes, se o formato for diferente, fica preto e branco.
Quanto ao PS2, o que define é o Chip de desbloqueio. Chips mais recentes, como MATRIX entre outros, tem a opção de coversão automática, outros mais antigos, só trabalham com NTSC.


Meu jogo está PRETO e BRANCO, tem cura?

Existem soluções, sendo a melhor, usar jogos NTSC, que seria o padrão para o Brasil. Porém existem outra soluções,Mas não são 100% seguras! mas da pra quebrar um galho.
Seriam elas:
Converter PAL > NTSC ou NTSC > PAL.
Rodar um aplicativo de conversão antes de rodar o jogo no PS2.


Como ver se o jogo é PAL ou NTSC, estando com a imagem dele no PC?

Se já esta com a imagem dele completa no PC, crie imagem dele, usando Alcohol 120%, ou algum outro programa de criar imagem através de unidade pirata.
Após criar a imagem, enter no diretório do jogo (Unidade F:, por exemplo), e procure pelo arquivo SYSTEM.CNF. Ábra-o no BLOCO DE NOTAS, e veja na terceira linha o formato, NTSC ou PAL.

6 comentários:

  1. olá! eu comprei 1 jogo NTSC U/C no canada! sou de portugual! e nos temos PAL! eu tenho mts jogos PAL! so 1 NTSC U/C (burnout revenge) mas nao funciona na minha ps2! diz para por um jogo da ps1 ou ps2!

    tipo a querer dizer que aquel jogo nao é um jogo Ps2

    me ajude manda mensagem para: duarte9nuno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. oi pessoal, eu tenho um playstation 2 PAL e comprei um jogo NTSC U/C, mas o ps2 não o reconhece. Alguma sugestão?

    furiagargano@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. eu saco jogos tanto de pal como de ntsc e sou pe dortugal e tenho playstation de portugal, e não tenho problemas em jogar jogos de ntsc ou pal! Por isso não sei como vos posso ajudar...

    ResponderExcluir
  4. gente me ajudem comprei o ufc trowdow ps2 mais o meu eh do brasil e eu ja ajustei na tv nstc me ajudem resppondam aki msm ou add msn pedrokislius@hotmail.com estou desesperado

    ResponderExcluir
  5. Eeu coloqeei a imagem em NTSC , ela ficou colorida mais ficou balançaando ,oqe pode seer isso ?
    Reespondeem aqee ou no meu email --> jaderson.lopes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Meu jogo hitmam blood money esta pegando em preto e branco coloco no pal pega preto e branco e se eu coloco no NTSC fica branco do mesmo jeito me ajudem

    ResponderExcluir